sexta-feira, 1 de março de 2013

                                   
                                                                  Uxa Xavier
 

Qualificações

 

·         Especialista no Método Laban Especialização pela USP.
 

·         Membro da CID, Council International Dance / Unesco.
 

·         Ministra oficinas para professores e dançarinos sobre o tema criança/dança/educação e criação. 

·         Formação em Eutonia (em curso). 

·         Estudou com Klauss Vianna 

·         Estudou com Maria Duscheness 

Cursos 

·         Atualmente ministra suas aulas de dança para crianças no Estúdio Nave. 

·         Curso de Latu Sensus em Artes como artista convidada pela Associação Amigos do Centro Universitário Maria Antonia, na disciplina de dança. 2007/atual.
 

Prêmios

·         Coordenou e concebeu junto a Geórgia Lengos (Balangandança Cia) o grupo de estudos “Põe o dedo aqui” sobre dança contemporânea para crianças, do qual originou o livro “ Põe o dedo aqui”. Prêmio Klauss Vianna de Dança Funarte em 2007 para a Balangandança Cia. 

·         Coordenou o projeto “Ações e reflexões na dança para crianças” Prêmio Klauss Vianna de Dança - Funarte em 2006 junto com a Danceato CIA. 

·         Em 2006 foi contemplada com o P.A.C Secretaria Estadual de Cultura para dirigir sua história de movimento: “ A Estrela que virou no vento” com Ana Bottosso e a Danceato Cia. 

·         Contemplada pelo Edital P.R.O.A.C  2012 de criação  com o projeto de Site Specific em parques públicos  para o publico infantil : “Poemas Cinéticos: Cadê? Aqui ou Ali? Achou?” com o grupo “Lagartixa na Janela”.
 

Ações em dança

 

·         Fez parte das comissões do 2º, 8º e 9º Edital do Fomento à Dança, 2007 e 2010.  P.M.S.P. / Secretaria de Cultura. 

·         Comissão do Edital: Residências Estéticas em Pontos de Cultura / Funarte Minc 2010.  

·         Integrou o Fórum Paulista de Cultura da Infância. 2008/09 

·         Colunista da área de Dança do Portal Cultura Infância. 2008/09 

·         Fez parte do Fórum de Dança São Paulo, atuando na coordenação do 1º, 2º e 3º Encontro de Professores de Dança do Estado de São Paulo, respectivamente em 2007, 2008 e 2009. Posteriormente, originou-se o Instituto Dança São Paulo. 

·         Participou do grupo de trabalho da Secretaria da identidade/Diversidade Minc que gerou a Oficina de Escuta “Brincando na Diversidade’’. 2008 

·         Integrou o grupo de relatores dos grupos de trabalhos do Festival de Dança Rio Panorama em 2008.
 

Coordenação de projetos 

·         Coordenou o NaDança – Arte do movimento, que representava suas ações em grupos, palestras e cursos que tinham como tema a criança, o adolescente e a dança em suas diversas manifestações. 1999 /2010. 

·         Atualmente coordena o “Lagartixa na janela” grupo  de pesquisa e criação em Dança/ Educação. 2010/2011/2012 

·         Curadora de Dança do projeto Casas de Cultura e Cidadania AES/Eletropaulo- 2008/09/10/11/12. 

·         Participou da implantação do projeto Dança Vocacional da secretaria Municipal de Cultura de SP como coordenadora de equipe em 2007/2008. 

·         Coordenou e atuou em vários projetos de dança para crianças e adolescentes na cidade de São Paulo em instituições públicas (coordenadora da Iniciação Artística do CEU Pera-Marmelo 2004/06 e privadas pelo Instituto C&A 2002/2004.

 

Nenhum comentário: